Historias sobre
as maneiras como foi avaliador no decorrer da minha vida estudantil para que
assim possamos refletir sobre como formos avaliados.
A avaliação é
um termo que nós estudantes estamos inseridos deste que nos entendemos como
pessoas inseridas em uma sociedade. Sociedade que classificar. Logo não poderia
ter uma avaliação que não classificasse que não ignora se as diferenças dos
seus alunos.
Lembro-me dos
meus dias do fundamental, de um aluno calado nas aulas que mal chamava à
atenção do professor, que realizava as tarefas sem questionar as notas que
foram tiradas, a única coisa que eu usava era para compara com os meus colegas
para ver em que nós tínhamos errados e posteriormente eu anotava a nota para que
eu pudesse calcular a minha media final e de quando eu iria precisar na ultima
nota.
Pois eu utilizava essa informação para ver o
quanto eu teria que estudar para realizar a ultima nota, se fosse questão de
poucos pontos eu não iria me preocupar muito com essa disciplina e iria forca
em outras em que a situação de tirar uma nota melhor era mais importante para
não ir a final.
Por ter sido um
aluno quieto e ser denominado de estudioso, para não falar que foi chamado de
nerd ou CFD, na hora de realizar a prova nunca foi foco da atenção dos
professores, pois os mesmo estavam focados nos alunos que eram taxados de
ruins, “burros” e com esse fato sempre foi uma tarefa fácil passa fila para os
meus amigos e em alguns casos a fila na prova. Eu era tão bem considerado pelos
professores que no ensino médio um professor falou “um aluno como Gilson se
quiser filar na hora da prova, vai filar e o professor nem vai perceber e por
que também o professor vai está de olho nos alunos bagunceiros”.
Nessa história
de vida estudantil o que mais posso falar além das boas notas que eu tirava por
apenas estudar um dia antes, onde eu memorizava os conteúdos em uma manhã ou em
um dia antes de realiza a prova e quando ia fazer a prova passava com uma nota
razoável apenas em uma disciplina eu não costumava estuda por ter facilidade em
seus assuntos que era matemática apenas respondia as listas de exercícios e
dependendo do assunto um dia antes eu refazia as questões da lista, pois era de
conhecimento de todos que pelo menos uma questão do exercício iria cai na
prova.
Eu poderia fala dos tipos de professores que
eu tiver lembro-me de um que ensinou física no ultimo ano do fundamental, que
quando eu o preguei novamente no ensino médio ele passou os mesmos conteúdos da
antiga oitava serie. Conteúdo que deveria ser dado apenas em uma nota foi usado
para duas e a ultima nota foi um trabalho que deveríamos fazer algum
experimento de física na semana cultural.
Como esse teve
muitos outros como professor que passava o mesmo conteúdo na primeira serie do
ensino médio e na ultima. E não posso esquece quando eu perguntei ao professor
sobre uma duvida referente a um assunto que eu estava estudando para um
concurso ele não soube responder a minha duvida, mas falou que iria pesquisar
sobre o assunto e daria uma resposta na próxima semana, próxima semana que
nunca chegou se eu não tivesse buscado por mim a resposta ainda estaria sem
saber como dividir polinômios.
E como posso
esquecer o dia que a professora de química não pode aplicar a sua prova e quem
veio realizar a prova foi o novo professor de física nesse dia todos os alunos
tiraram dez na prova, feito que nossa professora comentou falando que iria
conversa com o professor que aplicou a prova. Ou como foi que a professora de
biologia fez para em um ano de aula só ter falado de um único conteúdo que foi
de um pequeno texto falando de genética, assunto que nesse tempo eu gostava e
já sabia algumas informações sobre o mesmo e quando a aula começa e ela
apresenta o texto, fico feliz por ver que o assunto eu já tinha visto em
documentários que assistia na tv escola.
Só sendo esse o
assunto que foi dado, duas notas apenas com isso e a ultima foi apenas um
relatório sobre o vídeo que assistimos na sala sobre o nascimento, da concepção
ao parto do bebe que só bastava você presta atenção no vídeo e faria facilmente
o trabalho.
Mas esses foram
pontos bons para alunos que só querem sair da escola só que nem tudo “são
flores”, pois tive professores de historia que foi um verdadeiro carrasco, que
os alunos que sempre aceitavam se revoltaram e fizeram com que o professor
saísse da escolar, mas não eram apenas os alunos que não gostavam dele os
professores também, já que ele reclamava de como os outros professores
realizavam as aulas.
Não por que o
professor de historia utilizasse métodos melhores para o ensino, mas sim por
que ele era como um militar que queria que todos seguissem um padrão e nas
poucas aulas que tive com ele não explicava o assunto e só pedia para fazer
resumo dos capítulos do livro e quando íamos tira alguma duvida éramos atacado
psicologicamente pelos seus comentários, onde poucos iam pedir ajuda a ele
depois desses fatos.
Mas já chegando
à universidade as coisas a meu ver continuaram, com a diferença do aumento dos
conteúdos e da minha adaptação em relação a essas mudanças (não ao aumento de
conteúdo mais sim a minha vinda pra Rio Tinto). Mas não posso esquece uma
professora que ficou revoltada com os alunos por eles não terem lido um texto,
que eu acrescento teve alunos que leram o bendito texto, mas ela já deduziu que
ninguém tinha lido e passou um monte de atividades sem da explicação de como fazer
só falando que era para ser entregue na próxima aula e saiu.
Utilizando a
avaliação como meio para punir os seus alunos, mas não parou nisso nas próximas
atividades para compor a segunda nota nos foi apresentado um método para fazer
um resumo, uma atividade banal para um aluno, mas a maneira de fazer nenhum
aluno conhecia e achando pouco fez uma atividade valendo a metade da nota pouco
tempo depois de ter dado o assunto.
Não bastava ter utilizado uma metodologia
para punir os alunos ela mostrou para todos os trabalhas, apresentando os
erros, pelo menos não foi mostrado os nomes, mas poderiam ser identificados
facilmente pelos alunos pelo fato da letra. Onde posteriormente ela continua
com a aula seguindo o mesmo esquema da anterior deu o assunto e fez uma
atividade em seguida.
E gostaria de
destacar que essa nota que foi tirada com os trabalhas não teve alteração, se
você tivesse tirado zero teria ficado com zero e não poderia reclama de nada.
Só sei se não tivesse tido uma greve nesse tempo teriam sido menos alunos que
teriam passado com uma nota maior que sete, de uns 50 apenas 10 passaram e 6
foram para a final e com todo o resto aconteceu o que trancaram a disciplina ou
forram reprovados por falta.
Para finaliza
não poderia esquece um professor que utilizou as suas avaliação como meio para
diminuir a quantidade de alunos na turma com a elaboração de uma prova muito
difícil que fez com que boa parte tirassem um nota muito ruim, foi tão difícil
que apenas 3 alunos atingiram uma nota acima de 7 na prova, ainda bem que eu
foi um dos 3 que conseguiram passa nessa prova. Quando os outros alunos que não
tinham realizado a prova viram as notas de seus companheiros foram tranca a
disciplina assim como os outros que tiraram nota baixa.
Vejam só mais
uma vez a avaliação sendo utilizada para punir os alunos e não para ajuda lo a
aprender. E já tinha esquecido uma professora que simplesmente não tinha
didática, pois mal sabia passa o assunto apenas falava o que tinha no slide
como na resolução de uma lista onde toda a turma ficou com duvida em uma
questão que ela apresentou a resposta e ela sempre falando como um papagaio
como é a resposta, mas não falava como chegar ao resultado, o que levou meus
colegas e eu a acredita que a professora não sabia o conteúdo e apenas falava o
que tinha no slide ou livro.
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