Essa apresentação foi realizada
pelos meus colegas Abner e Adam com o texto de Cipriano Luckesi Avaliação
Educacional escolar: para além do autoritarismo. Seguem logo abaixo os pontos
anotados durante apresentação.
Conservadores: desmistificação,
reprodução, autoritarismo. Transformação: democrática, diagnostica. Avaliação
como papel disciplinador: poder com o professor, classificatória,
autoritarismo. Pegadinhas no teste, nota influenciada pelo humor do professor e
tudo isso gera imposição do medo. Mudanças de critérios e interesses do professor.
A pressão do professor: o
professor que controla a aula, autoridade do professor. Romper com o
autoritarismo a partir do modelo social e da pedagogia. Avaliação não pode ser
mecânica, foca na nota.
Referência
LUCKESI, Cipriano carlos. Avaliação Educacional escolar: para além do autorismo. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.75-93.
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