Respostas retiradas do texto webfolio – instrumento de
‘avaliação autêntica’ de Maria Isabel dos reis. Sendo um dos primeiros textos
que foram abordados na disciplina.
1. Quais as
características do webfolio para o processo de aprendizagem do estudante?
- A autogestão, autorregulação, aprendizagem continuada, autoavaliação, autorreflexão e planejamento do trabalho;
- Dossiê de avaliação, avaliar o desenvolvimento de competências do aluno ajudando a assumir às suas aprendizagens;
- Instrumento regulador das aprendizagens ao longo da vida;
- Reflexão para o professor sobre o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando mudanças das praticas e concepções, promovendo o seu desenvolvimento profissional;
- O professor toma consciência das suas potencialidades e limitações o que ajudar na sua autoavaliação e a projeta futuras mudanças.
2. Como organizar o
webfolio:
Apresentação do conteúdo de forma criativa, com
relevância de conteúdo dando uma pequena descrição sobre o material que é
adicionado, organizando a informação em menus permitindo uma usabilidade e
navegação. Onde deve ter uma página inicial onde se descreve o seu objetivo e
se faz um sumário do trabalho desenvolvido.
3. O webfolio congrega
com qual perspectiva de avaliação?
Qualitativa, por meio da avaliação autentica: que
promover a ligação ao currículo, envolver estudantes, professores e outros no
processo de avaliação, procurar modelos e locais de ação para além da escola,
promovendo o pensamento complexo e o desenvolver as suas aprendizagens e
comprometer-se com questões de em parcialidade.
Referência
ISABEL, Maria. Webfolio – instrumentos de ‘avaliação
autêntica’. Mestrado em Educação, Universidade do Minho, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário