redes sociais

Slide

04/11/2015

Questionário sobre Webfolio



Respostas retiradas do texto webfolio – instrumento de ‘avaliação autêntica’ de Maria Isabel dos reis. Sendo um dos primeiros textos que foram abordados na disciplina.

1. Quais as características do webfolio para o processo de aprendizagem do estudante?
  • A autogestão, autorregulação, aprendizagem continuada, autoavaliação, autorreflexão e planejamento do trabalho;
  • Dossiê de avaliação, avaliar o desenvolvimento de competências do aluno ajudando a assumir às suas aprendizagens;
  • Instrumento regulador das aprendizagens ao longo da vida;
  • Reflexão para o professor sobre o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando mudanças das praticas e concepções, promovendo o seu desenvolvimento profissional;
  • O professor toma consciência das suas potencialidades e limitações o que ajudar na sua autoavaliação e a projeta futuras mudanças.
2. Como organizar o webfolio:
      Apresentação do conteúdo de forma criativa, com relevância de conteúdo dando uma pequena descrição sobre o material que é adicionado, organizando a informação em menus permitindo uma usabilidade e navegação. Onde deve ter uma página inicial onde se descreve o seu objetivo e se faz um sumário do trabalho desenvolvido.

3. O webfolio congrega com qual perspectiva de avaliação?
      Qualitativa, por meio da avaliação autentica: que promover a ligação ao currículo, envolver estudantes, professores e outros no processo de avaliação, procurar modelos e locais de ação para além da escola, promovendo o pensamento complexo e o desenvolver as suas aprendizagens e comprometer-se com questões de em parcialidade.

Referência

ISABEL, Maria. Webfolio – instrumentos de ‘avaliação autêntica’. Mestrado em Educação, Universidade do Minho, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário