Questionário que aborda o que é
avaliação e como ela se dá no nosso dia a dia e não apenas quando estamos sendo
avaliados na escolar e as varias formas de avaliamos.
1. Relacione a avaliação e
o nosso cotidiano.
A avaliação acontece a
todo o momento e em várias atividades da nossa vida, nós praticamos avaliação
quando estamos na fila do banco ou do supermercado: para alguns, o atendimento
é rápido e para outros, pode ser percebido como lento também praticamos
avaliação quando estamos fazendo compras em uma feira ao analisamos os preços,
comparamos, pechinchamos e decidimos pela compra de um ou do outro produto.
2. Relacione a avaliação
na escola.
Mesmo antes de uma
criança chegar à escola, no momento da sua matrícula, a avaliação pode começa
não a avaliação por meio de prova, mas por meio das informações que mostram
quem é a criança como onde mora com quem mora etc. E posteriormente a avaliação
por meio de provas, exercícios e atividades quase sempre escritas, como
produção de textos onde é dada uma nota ao aluno.
3. O que é avaliação
formal? Cite exemplos.
É a avaliação feita por
meio de provas, exercícios e atividades que quase sempre são escritas, como
produção de textos, relatórios, pesquisas, resolução de questões matemáticas,
questionários etc. E esse tipo de avaliação costuma receber uma nota, conceito
ou menção.
4. O que é avaliação
informal? Cite exemplos.
É aquela que se dá pela
interação de alunos com professores, com os demais profissionais que atuam na
escola e até mesmo com os próprios alunos, em todos os momentos e espaços do
trabalho escolar. Quando um aluno mostra ao professor como está realizando uma
tarefa, ou quando lhe pede ajuda, a interação que ocorre nesse momento é uma
prática avaliativa, isto é, o professor tem a oportunidade de acompanhar o que
o aluno já aprendeu e o que ele ainda não aprendeu.
5. Benefícios da avaliação
informal.
A avaliação informal dá
grande flexibilidade de julgamento ao professor. Um argumento ao seu favor é
que ela acontece em ambiente natural e revela situações nem sempre previstas, o
que pode ser altamente positivo onde o professor procurara usar todas as informações
advindas da informalidade apara cruzá-las com os resultados da avaliação formal
e, assim, compor sua compreensão sobre o desenvolvimento de cada aluno.
6. Prejuízos que a
avaliação informal pode causa.
É preciso ter cautela
com avaliação informal: ela é uma faca de dois gumes podendo servir a
propósitos positivos e negativos, dependendo da forma de interação do professor
com o aluno, pois, as ações do professor podem agir positivamente como
negativamente.
7. Para que serve à
avaliação?
A avaliação existe para
que se conheça o que o aluno já aprendeu e o que ele ainda não aprendeu, para
que se providenciem os meios para que ele aprenda o necessário para a
continuidade dos estudos.
8. Avalia-se o que?
Não se avalia para
atribuir nota, conceito ou menção. Avalia-se para promover a aprendizagem do
aluno. Avalia-se, também para saber como foi desenvolvido o trabalho pedagógico
de toda a escola e o da sala de aula. Avalia-se as atividades organizadas pela
escola como conselhos de classe, reuniões com pais, reuniões com professores.
Avalia-se a atuação dos professores e a dos demais profissionais da educação
que trabalham na escola. Todos são avaliados e todos avaliam.
9. Características da
avaliação formativa.
- É conduzida pelo professor;
- Destina-se a promover a aprendizagem;
- Leva em conta o processo individual, o esforço nele colocado e outros aspectos não especificados no currículo; em outras palavras, não é inteiramente baseada em critérios;
- Na avaliação formativa, capacidade e ideias que, na avaliação somativa, poderiam ser classificadas como “erros” fornecem informações diagnósticas;
- Os alunos exercem papel central, devendo atuar ativamente em sua própria aprendizagem; eles progredirão se compreenderem suas possibilidades e fragilidades e se souberem como se relacionar com elas.
10. Quais os dois
paradigmas apresentados pela autora no texto sobre avaliação?
A avaliação formativa e
a avaliação tradicional ou somativa.
11. O que a autora menciona
sobre a prova?
Uma prática da
avaliação tradicional, que visa à aprovação e à reprovação, à atribuição de
notas, e que se vale quase que exclusivamente da prova.
12. O que é necessário para
que os professores modifiquem suas práticas?
O envolvimento dos
alunos no registro dos resultados lhes dá a oportunidade de acompanhar sue
desempenho por meio da auto avaliação contínua. Uma das maneiras de conseguir
isso é a construção de portfólios que contenham evidências do seu progresso e
reflexões sobre o andamento do seu trabalho.
13. Qual a importância do
feedback?
O aluno necessita mais
do que as notas ele precisar conhecer o que o professor espera dele em termos
de níveis de desempenho, objetivos ou evidências de aprendizagem para que ele
mesmo possa comparar o que já aprendeu com o que ainda lhe falta aprender e
engajar-se no processo apropriado para tanto o feedback do professor é
fundamental para lhe aponta o que fazer para avança; notas ou menções não
cumprem esse propósito.
Referência
VILLAS BOAS, Benigna
Maria de Freitas. Portfólio, avaliação
e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.
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