Pontos anotados:
Conservação
e reprodução: leva ao autoritarismo por parte do professor, exclusão social a
escola não é para todos. Modelo liberal conservador: são três a tradicional,
renovada e tecnicista. Onde na tradicional o aluno apenas é um ser passivo. Na
renovada o professor reconhece a criatividade e autonomia e na tecnicista o
jovem no sistema produtivo, mais capitalista, o que importa é fazer, criando um
padrão.
Modelo
social:
- Pedagogia libertadora: acumulo de informação, agi sobre o mundo a partir da elaboração mental da informação.
- Pedagogia libertaria: construção do indivíduo.
- Pedagogia do conteúdo sociocultural.
- Apontamentos da apresentação sobre o texto Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude de Luckesi.
- Erro punido com castigos que varia da agressão física a psicológica, através da humilhação pela exposição para com os outros alunos.
Tipos de
castigos:
- Palmatória;
- Ficar em pé na frente dos demais;
- Que é um castigo físico e moral, ameaças por parte do professor. Hoje o castigo ataca mais a personalidade do que o físico;
- Vergonha e medo para vê quem aprendeu e para dar exemplo para os outros colegas quando não sabe o assunto, a ridicularizarão;
Teste
relâmpago;
- Avaliação que punir o aluno.
- Deixa de ser um ambiente de felicidade e alegria a escolar para o aluno diante de todos esses castigos que ele passa diariamente.
- Razão do uso do castigo:
- Erro é fonte de condenação e castigo;
- Aluno não corresponde ao padrão estabelecido.
Referência
LUCKESI,
Cipriano carlos. Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como
fonte de virtude. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da
aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo:
Cortez, 2011, p.189-200.
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